ANEXOS

Plano curricular (contributos):
Anx.1. Tabelas dos conteúdos programáticos (10 níveis progressivos) [cap.2.3]
  Nível I - Saber Estar
  Nível II - Saber Ouvir... e Explorar
  Nível III - Saber Vocalizar
  Nível IV - Saber Entoar
  Nível V - Saber Escutar
  Nível VI - Saber Afinar
  Nível VII - Saber Cantar
  Nível VIII - Saber En-Cantar, envolvendo-se
  Nível IX - Saber En-Cantar, relacionando-se
  Nível X - Saber Encantar, transcendendo-se

Material de apoio didático:
Anx.2. Modelo programático do processo ensino e aprendizagem do canto coletivo (tabela 1) [cap.2.1]
Anx.3. Dimensões educativas do processo de ensino e aprendizagem do canto coletivo / canto coral genérico (tabela 2) [cap.2.2]
Anx.4. Metas de aprendizagem, por níveis de desenvolvimento programático (tabela 3) [cap.2.3]
Anx.5. Códigos de fonomímica [cap.3.3]
  - Método Kodally
  - Método Ward
  - Método Willems
Anx.6. Quadro de jogos cantados e práticas didático-pedagógicas para estimulação, desenvolvimento e treino do ouvido musical, visando a afinação no canto a uníssono e polifónico.
Anx.7. Lista de temas instrumentais selecionados para “música ambiente” durante o trabalho de descontração corporal e respiração (sugestões).


Registos de avaliação:
Anx.8. Critérios de avaliação para a atividade de canto coral [cap.4.1]
Anx.9. Grelha de avaliação para registo individual [cap.4.1]
  - Em formato Word
  - Em formato PDF
Anx.10. Indicadores de “qualidade” para apreciação de coros escolares e não profissionais [cap.4.2]
Anx.11. Grelha de aferição da “qualidade” dum grupo turma/coral (espécime) [cap.4.2]
  - Em formato Word
  - Em formato PDF
Anx.12. Critérios referenciais para proponentes a casting de vozes (solistas) [cap.4.3]


Tabelas e partituras de suporte às atividades de aprendizagem:
Dimensão Fisiológica (“PRATÉVOR”):
Anx.13. Exercícios e práticas para descontração corporal, trabalho postural e ativação dos músculos articuladores
Anx.14. Exercícios e práticas para trabalho da respiração
Anx.15. Aquecimento vocal (vocalizos para despertar vocal) [V.1]
Anx.16. Canções para estimulação e ativação vocal (aquecimento vocal e consolidação técnica) [C.1]
Anx.17. Vocalizos para desenvolvimento de competências técnicas específicas (técnica vocal adaptada a crianças e jovens em contexto escolar) [V.2]
Dimensão Auditiva:
Anx.18. Jogos vocais progressivos para educação do sentido melódico e harmónico [J.]
Anx.19. Canções, vocalizos e repertório progressivo para desenvolvimento do ouvido musical [C.2]
Dimensão Performativa e Dimensão Humana, Sociocultural e Artística / Espiritual:
Anx.20. Repertório
  - Exemplos de peças por níves evolutivos de Saberes (executadas no decurso do projeto Crescer a Cantar na RAM)
  - Lista de peças e obras ilustrativas: Desenvolvimento Sociocultural, Estético e Artístico
Anx.21. Outros Recursos
  - Biblioteca Digital (Modalidade Artística de Canto Coral / DSEAM)
  - Recursos pedagógicos multimédia (acesso no apêndice 1 do livro)